quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

DEBIR - Heb. Debir e Debîr, de significado incerto.

1. Um local na Transjordânia perto de Maanaim (Js 13:26); não identificada. O termo hebraico neste texto (lidebir) é tomado, por alguns eruditos, como significando “para Debir”, enquanto que outros o tratam de forma a ler-se o nome da cidade de “Lo-debar”.
2. Uma antiga cidade cananeia fortificada, também chamada Quiriate-Séfer (Heb. Qiryath-Sepher, “cidade dos livros”) em Js 15:15 e Quiriate-Saná (Heb. Qiryath-Sannah, “cidade dos ramos”). Na altura em que foi capturada por Josué, era habitada pelos anaquins (Js 10:38, 39; Js 11:21; Js 12:13) e terá voltado à sua posse, uma vez que, mais tarde, foi reconquistada por Otniel, o irmão mais novo de Calebe (Js 15:15). Foi atribuída aos sacerdotes e designada como uma das cidades de refúgio (Js 21:13, 15; 1Cr 6:57, 58). O local ainda não foi definitivamente identificado. Albright identifica-a com Tell Beit Mirsim, cerca de 19 km a sudoeste de Hebrom, uma identificação amplamente aceite. Estas ruínas foram escavadas por Kyle e Albright em quatro campanhas (entre 1926 e 1932), revelando dez camadas sucessivas de relíquias existentes na cidade.
Uma melhor proposta, originalmente feita por Galling e mais tarde apoiada por dados arqueológicos é a identificação de Debir com Khirbet Rabud, 12 km a sudoeste de Hebrom. As escavações levadas a cabo por M. Kochavi, para a Universidade de Tel Aviv, em 1972, trouxeram à luz provas que ajudaram à reconstrução da história da cidade. Após ter sido esporadicamente ocupada nos séculos precedentes, a primeira muralha foi construída nos últimos anos da Idade do Bronze (1600-1200 AC). A cidade, então, teria cerca de seis hectares. Depois de ter sido destruída ainda na Idade do Bronze, provavelmente pelos israelitas, foi reconstruída e no século IX AC foi construída uma nova muralha com 4 m, que rodeava uma área de cerca de cinco hectares. Senaqueribe destruiu a cidade em 701 AC, após o que foi mais uma vez repovoada e reconstruída. Foi conquistada e destruída pela última vez por Nabucodonozor entre 588 e 586 AC.
3. Uma cidade na fronteira norte de Judá perto do Vale de Acor (Js 15:7), talvez Thoghret ed-Debr, 12 km a nordeste de Jerusalém, na estrada que liga Jerusalém a Jericó.

Nenhum comentário: