quinta-feira, 13 de novembro de 2008

CIRENE - Gr. Kurenaios.


Uma grande cidade grega da Lídia Cirenaica, no norte de África, a cerca de 27 km do mar, com uma elevação de 610 m. Foi fundada no século VII AC por algumas pessoas de Tera, uma ilha pertencente às Esporades Gregas. Os cireneus lutaram, com sucesso, contra os egípcios e os líbios mas foram subjugados por Cambises em 527 AC e incorporados no Império Persa. Em 321 AC, o Pentápolis Cirenaico, composto por cinco cidades, foi organizado por Ptolomeu I e tomado sob sua protecção. Em 117 AC, Cirene tornou-se num reino independente mas em 96 AC, o seu rei, Ptolomeu Apiom, legou-o a Roma. Em 67 AC, juntou-se a Creta, transformando-se numa província romana.
Durante o período helenístico, muitos judeus se instalaram na cidade. Os judeus cireneus, os judeus alexandrinos e os libertinos possuíam uma sinagoga em Jerusalém (At 6:9). Simão, que os soldados romanos forçaram a levar a cruz de Jesus era um judeu de Cirene (Mt 27:32). Alguns dos primeiros conversos ao cristianismo provinham dessa cidade e eram activos missionários leigos (At 11:20). Um líder da igreja em Antioquia da Síria foi Lúcio de Cirene (At 13:1).
As ruínas da antiga cidade ainda existem. As escavações têm sido levadas a cabo por arqueólogos italianos. A cidade chama-se actualmente Cirene.

Nenhum comentário: