segunda-feira, 2 de março de 2009

EGLOM - Heb. ‘Eglôn, “touro jovem”; comparar com o nome próprio acadiano Iglânu.

Uma cidade cananeia que pertencia à confederação que lutou contra Gibeom e que foi derrotada por Josué. A cidade foi atribuída a Judá (Js 10:3-23, Js 34-37; Js 12:12). O nome foi preservado em Khirbet ‘Ajlân, um local em ruínas 25,5 km a nordeste de Gaza, mas a antiga localização de Eglom era provavelmente Tell el-Hesi, 24 km a nordeste por este de Gaza. Nem todos os eruditos se mostram satisfeitos com esta identificação mas não foi descoberta uma localização mais plausível para este local.
Tell el-Hesi foi a primeira cidade na Palestina onde foram levadas a cabo escavações científicas. Flinders Petrie, o pai das escavações científicas no Egipto, começou as escavações neste local em 1890 e desenvolveu um sistema de datação dos lugares antigos e dos resíduos de cerâmica a eles associados - cronologia cerâmica - que hoje em dia é a maneira mais exacta de datar locais palestianianos antigos. Entre 1891 e 1893, Bliss continuou a obra de Petrie. Em 1970, um projecto de longo prazo de uma equipa americana, sob os auspícios das Escolas Americanas de Investigação Oriental, começou as escavações sistemáticas, que ainda continuavam em 1978.
Tell el-Hesi é composta por uma cidade baixa e uma acrópole alta. Foram reconhecidos por Bliss oito extractos principais e três substractos, que mostram que a cidade existia desde o início da Idade do Bronze, no terceiro milénio AC, até ao período persa.

Nenhum comentário: