sexta-feira, 31 de outubro de 2008

BETE-SEMES - Heb. Bêth-Shemesh, “casa do sol”. As cidades com este nome eram, aparentemente, locais de adoração do sol.

1.) Uma cidade mencionada como situando-se a oriente da Planície de Esdraelon, ou ali perto (Js 19:22). Foi identificada com el-‘Abeidiyeh, perto de Bete-Seã;
2.) Uma cidade no território de Naftali, perto de Bete-Anate (Js 19:38; Jz 1:33); não foi identificada;
3.) Um centro de adoração do sol no Egipto, provavelmente Heliópolis, (Jr 43:13);
4.) Uma antiga cidade cananeia, 24 km a oeste de Jerusalém, no Vale de Soreque, no caminho para Asdode. A cidade foi atribuída a Judá (Js 15:10) como cidade destinada aos sacerdotes (Js 21:16). Situava-se na fronteira entre Judá e Dã e era também chamada Irsemes (Js 19:41). As “montanhas de Heres” (“montanhas do sol”) de Jz 1:35 são, muitas vezes, identificadas com este local. É provável que este local não tenha sido ocupado pelos hebreus senão alguns séculos mais tarde, mas o tempo exacto não é conhecido. Parece terem-na ocupado no tempo de Samuel, pois a arca do Senhor, que os filisteus tinham capturado, voltou para Bete-Semes, onde ficou até ser levada para Quiriate-Jearim (1Sm 6). Bete-Semes foi o palco da batalha em que Joás, de Israel, capturou Amazias, de Judá (2Rs 14:1-14). Os filisteus ocuparam-na no tempo de Acaz (2Cr 28:18). O local é identificado com Tell er-Rumeileh, perto de ‘Ain Shems, que ainda continua a ser designada pelo antigo nome.
O Fundo Palestiniano de Exploração levou a cabo algumas escavações, sob a direcção de Duncan Mackenzie, em 1911-1912 e também sob a direcção de Elihu Grant, para o Haverford College, entre 1928 e 1933. Foram descobertos seis níveis. O nível VI, o mais antigo, continha algumas peças de olaria do período pré-Hiksos (2200-1700 AC). O nível V representa a cidade no período Hiksos, que terá sido destruída no século XVI, durante a campanha de Amenhotep I ou Tutmose I. As relíquias encontradas no nível seguinte - IV - mostram que a cidade cananeia passou pelo seu período mais próspero por volta de 1500-1200 AC mas que terá sido destruída a meio desse período, talvez pelos hebreus (1350 AC). Os níveis III (1200-1000 AC) e II (1000-586 AC), atribuídos à ocupação israelita, mostram que Bete-Semes foi uma cidade pobre nesse tempo, sem fortificações. O local não foi reocupado após o exílio e até ao período helenístico, quando um pequeno grupo de colonos aí se estabeleceu (nível I).
Entre as descobertas mais interessantes encontradas em Bete-Semes estão: 1) uma tabuínha de argila onde estão inscritos sinais cuneiformes ugaríticos, inscritos ao contrário e para serem decifrados, terá que se recorrer a um espelho e 2) um ostracon, ou fragmento de vaso, contendo uma inscrição em ortografia proto-semítica, datado de meados do 2º milénio AC.

Nenhum comentário: